sábado, 7 de julho de 2012

O Líder e o Ser mais Motivado do Mundo!

"Se o líder não for uma pessoa motivada, sua equipe estará morta.” Gilclér Regina

Uma pergunta que sempre tenho que responder é a seguinte: De onde surge a motivação do ser humano? Desde que o mundo é mundo, a motivação existe e sempre estará relacionada à escolha de caminhos e atitudes na tomada de decisão.

O ser humano usou seu cérebro inicialmente para sua sobrevivência, sempre vivendo em grupos, vamos chamar aqui de família. Essa motivação persiste até os dias atuais.

O Rei Salomão disse: “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos”. Sempre teremos dois caminhos, vivemos mesmo num mundo de escolhas.

O abatido, o desanimado, aquele que faz “secar os ossos” muitas vezes se apresenta como um “realista”, sendo na verdade um grande pessimista.

Felizmente o mundo dos vitoriosos, dos “corações alegres”, daqueles que constróem grandes empresas, grandes carreiras em todos os setores, mesmo atletas, artistas, são pessoas que tem na motivação uma bandeira, trabalham sua vocação, vivem em movimento, tem motivos para agir o tempo todo.

O ser humano é motivado e vencedor, vem de uma fusão de equipe, o pai e a mãe, cada um entrando com 23 cromossomos e nessa fusão acontece uma verdadeira explosão de 300 bilhões de gens.

Nasce aí o ser mais motivado do mundo, vencendo uma concorrência em gens de aproximadamente 50 populações do Planeta Terra.

O líder deve saber trabalhar com duas situações. Primeiro que ele estará diante de pessoas e estas são na sua essência muito diferentes, com reações e perfis diferentes. Segundo, reconhecer o que a maioria das lideranças no mundo reconhece, isto é, entender que o grande desafio para se atingir metas e objetivos passa por uma equipe motivada.

O que fazer? Saber aceitar as diferenças individuais e ao mesmo tempo trabalhar o potencial de cada um. Não se pode construir uma empresa 100% em excelência e resultados com uma equipe 50% em comprometimento com metas, qualidade ou mesmo na aceitação de desafios. Afinal, não existe meia-meta!

Quando você evita a acomodação enxerga com nitidez as diferenças entre o certo e o errado. Gilclér Regina

Você precisa olhar quem é o nº 1 da sua empresa. É ali que você sentirá se pode crescer ou não. Gilclér Regina

Se você está semeando seu canteiro, a colheita virá, ou seja, o sucesso te encontrará. Gilclér Regina

O mundo estaria arruinado se cada um somente cumprisse com a sua parte. Winston Churchill