segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Criatividade em Decadência!

"O mundo hoje está uma cópia, mas não podemos esquecer que somos originais" Gilclér Regina
 
Com o aumento das tecnologias digitais quando o mundo inteiro fica pequeno e cabe dentro do Google nós vivemos uma decadência cada vez maior na criatividade do ser humano.
 
A criança passa cada vez mais um tempo maior na frente do computador, mas lá no fundo o que ela mais quer é participar de brincadeiras inocentes que em nossa infância vivemos muito isso como: salva, esconde-esconde queima e tantas outras...
 
O mundo hoje vive uma geração do "tudo pronto". Quanto ao computador, é o que mais as crianças fazem e não é o que elas mais querem.
Numa pesquisa mundial coordenada por Psicólogos, com crianças sobre suas prioridades, as preferências ficaram assim:
 
1º Brincar no parque
2º Jogar água
3º Fazer cabana
4º Pega -pega
5º Andar de bicicleta
O computador ficou em 21º Lugar na preferência dos pequeninos.
 
O jovem acadêmico ao fazer seu trabalho de pesquisa ou mesmo o seu TCC pratica invariavelmente o "control C control V" isto é, copia, faz uns arranjos e passa para frente e ainda se acha o máximo.
Estamos matando a criatividade das novas gerações. Vem aí uma geração cópia. O mundo hoje está uma cópia, mas não podemos esquecer que somos originais.
 
Os jovens e adolescentes estão chamando seus pais e avós de "analfabetos virtuais" e os pais e avós estão chamando seus filhos e netos de "analfabetos espirituais". Está faltando equilíbrio.
 
Equilíbrio é saber trabalhar o lado bom e neutralizar o ruim. O bem está dentro do ser humano. O mal também. É preciso despertar o primeiro e neutralizar o segundo. E lembrar que criatividade não é somente gerar coisa nova, é também abandonar coisa velha.

Por estas e por outras, o sucesso é ser simples.
 
Sucesso é ver o que todo mundo vê mas enxergar diferente.
Gilclér Regina
 
O imperador do futuro será o imperador das ideias.
Gilclér Regina
 
Não se alcança a criatividade ficando no mesmo lugar.
Andrew Law
 
Um aspecto essencial da criatividade é não ter medo de fracassar.
Dr. Edwin Land