terça-feira, 23 de abril de 2013

Tempo é dinheiro

6 fatores que consomem seu tempo no trabalho e 6 dicas para derrotá-los

Tempo é dinheiro e agilidade é uma exigência do mercado

Cada vez mais, o tempo vale dinheiro e as empresas vêm tratando como grande diferencial de um colaborador a capacidade de organizar bem o tempo de serviço, produzindo adequadamente dentro dos horários de trabalho, evitando horas extras e dando os retornos necessários.

"O ritmo alucinante das mudanças, a avalanche de dados e informações, a pressão do mercado para se produzir mais, com menor custo e tempo possíveis,  reforçam a necessidade de gestão compartilhada e produtiva do tempo para garantir lucratividade, empregos bons e estáveis com a qualidade devida", explica o diretor executivo da Innovia Training & Consulting, Ricardo Barbosa.

Porém, as dificuldades para um profissional se adequar a essa demanda de mercado é muito grande. Ricardo detalha pontos que potencializam essas dificuldades:

Ausência de foco - O colaborador acumula várias obrigações e deseja resolver tudo ao mesmo tempo, o resultado é que nenhuma das obrigações é feita;

Falta de concentração na tarefa em execução - o colaborador leva para empresa problemas pessoais, além de conversas paralelas que faz com que o resultado fique prejudicado;

Ausência de planejamento - Não sabendo se planejar ocorre confusão e não se estabelece prioridades;

Acomodação que gera desmotivação - Muitos colaboradores não buscam fazer um trabalho diferenciado, criando um ciclo vicioso na relação acomodação e desmotivação;

Procrastinação - deixar tudo que se pode fazer hoje para o amanhã;

Refém de ferramentas tecnológicas - as pessoas ficam apegadas ao celular e ao uso de e-mail de forma errada (checar caixa de correspondência toda hora).

Por outro lado, Ricardo Barbosa reforça que isso não significa que o colaborador não tem direito de descansar e que o chefe deve ser carrasco. "O descanso é fundamental para que se possa ser produtivo. Nenhum profissional pode trabalhar 100% do seu tempo, temos que cada vez mais exercer o famoso ócio criativo. Assim, são necessárias relações balanceadas. Uma forma eficaz é utilizar o quadrante do tempo, onde você irá separar suas atividades em Crises (importante e urgente), Urgências (urgente mas não importante), Planejamento (importante mas não urgente) e Rotina (nem importante e nem urgente)", sugere.

Veja as principais dicas de Ricardo para que um colaborador otimize seu tempo:

  1. Estabelecer prioridades
  2. Disciplinar reuniões
  3. Disciplinar horários para conversas
  4. Estabelecer código de conduta telefônica  e para eletrônicos
  5. Classificar ativas que são importantes e urgentes
  6. Evitar acumular funções que não sejam suas.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

8 coisas que profissionais extraordinários dizem todos os dias

Um profissional extraordinário revoluciona o modo como as coisas acontecem no ambiente de trabalho. Essa mudança começa a partir da atitude mais simples: a fala. Algumas expressões simples podem modificar a sua relação com equipe e empresa em geral. Usando as palavras certas você pode buscar novas soluções para problemas antigos, fazer a diferença no trabalho e desenvolver as suas ideias. Quer fazer uma enorme diferença no dia alguém? Confira algumas coisas que você deve dizer todos os dias aos seus empregados, colegas, familiares e amigos.

1. "A minha ideia é essa, alguém sugere algo diferente?"

Talvez você esteja no comando, mas isso não significa que é o mais inteligente e perspicaz na equipe. Para desenvolver bons projetos, o trabalho em equipe é essencial. Você precisa justificar suas decisões com lógica e não com autoridade. Faça com que todos compreendam os processos para que a ideia seja trabalhada em conjunto.

2. "Eu estava errado"

Errar é humano, e faz parte do processo de amadurecimento profissional. Quando você está errado, não sinta vergonha dos seus colegas, apenas diga que você estava errado e assuma as consequências deste equívoco. Você não vai perder o respeito. Ao contrário, você vai aumentar o seu profissionalismo e credibilidade.

3. "Isso foi incrível"

Saiba fazer os elogios certos no momento adequado. Essas palavras aumentam a motivação e dedicação dos profissionais. Por isso, não deixe de fazer um elogio quando necessário.

4. "Obrigado"

Dizer as palavras básicas da boa educação nunca é demais. Seja educado com todas as pessoas do seu ambiente de trabalho. Isso vai mostrar que além de profissional, você também tem respeito pelos outros.

5. "Você pode me ajudar?"

Quando você precisar de ajuda, independentemente do tipo de auxílio, basta dizer com sinceridade e humildade, "você pode me ajudar?". Isso vai mostrar vulnerabilidade, respeito e disposição para ouvir - o que, aliás, são todas as qualidades de um grande líder. E são todas as qualidades de um grande amigo.

6. "Me desculpe"

Todos nós cometemos erros, então precisamos pedir desculpas por palavras, ações, omissões e todas as vezes que falhamos no trabalho. Diga que você está arrependido, e assuma as responsabilidades pelo erro cometido.

7. "Você pode me ensinar?"

Conselho é temporário, o conhecimento é para sempre. Quando você pede para alguém ensinar ou mostrar algo, várias coisas acontecem. Primeiro você mostra que respeita a pessoa que te ensina. Além disso, revela também que confia em sua experiência, habilidade e conhecimento e a partir desta experiência você começa a avaliar melhor o valor do aprendizado.

8. "Posso ajudar?"

Muitas pessoas acreditam que pedir ajuda é interpretado como um sinal de fraqueza. Então, a grande maioria hesita em pedir ajuda. Mas a verdade é que todos nós precisamos de ajuda. Então, a ideia é arregaçar as mangas e ajudar quem precisa.