sábado, 3 de setembro de 2011

O espírito empreendedor pode agregar valor à sua carreira

O velcro e o post it nasceram de mentes abertas e curiosas. Aquele matinho chato que gruda na roupa, conhecido como carrapicho, inspirou o cientista que inventou o velcro; enquanto uma cola que aparentemente não colava direito foi útil para um funcionário da 3M fixar seus bilhetes de recados amarelos em livros, criando um dos produtos mais conhecidos e lucrativos da empresa.

Pensar de forma inovadora pode agregar valor à sua carreira e gerar lucro para sua empresa.

A atitude empreendedora

Os empreendedores tendem a ser orientados para a ação e movimentam-se rapidamente para conseguir que as atividades sejam realizadas. São orientados por metas, dispostos a fazer as coisas mais importantes acontecerem para conseguir que seus objetivos sejam atingidos.

Combinam visão com ação, tanto planejam quanto fazem. São pessoas que sonham e que colocam seus sonhos em prática. Eles são uma combinação de pensadores, fazedores, planejadores e trabalhadores.

Podemos afirmar que ser empreendedor é possuir uma maneira especial de pensar e agir. É comportamental. Por isso podemos aprender. Temperamento não é destino.

Gerar ideias não é função apenas dos altos executivos

A empregabilidade passa pela proatividade na solução de problemas e na busca de oportunidades de otimização de processos, diminuição de custos, melhoria de produtos e serviços. Portanto, contribua sempre que possível com suas ideias!

Fantasie e realize

O mundo está mais inovador do que nunca. Tecnologias que no passado exigiam hardwares enormes, hoje, cabem na palma da mão. Doenças consideradas incuráveis estão, hoje, prestes a serem eliminadas, graças à revolucionária pesquisa da biotecnologia.

Imaginação, ideias e descobertas continuam a inundar o planeta de maneira extraordinária e a uma velocidade incrível.

No contexto organizacional, inovação sempre está ligada a crescimento e melhoria da eficiência, produtividade, qualidade e posicionamento competitivo, market share, etc. Todas as organizações podem inovar, incluindo hospitais, universidades e empresas públicas.

A cada minuto as empresas são levadas a desbravar novos territórios com produtos e serviços que lhe darão uma nova vantagem competitiva.

Globalmente, a cada 60 minutos são solicitadas 101 novas patentes e mais de 2.265 novas empresas são abertas todos os dias.

A importância do cenário

A cultura organizacional é um dos grandes bloqueadores do empreendedorismo nas empresas. Três tipos de problemas básicos são os responsáveis por isso:

1. Expectativas invisíveis, que deixam os funcionários no escuro.

2. Obstáculos físicos, que tornam a performance desnecessariamente difícil.

3. Feedbacks inadequados, que deixam as pessoas sem informação da sua performance.

Como implantar um programa de empreendedorismo nas empresas?

Dar espaço para que os colaboradores criem novas formas de como fazer. Valorizar publicamente os colaboradores. Fazer com que o colaborador vista a camisa da organização. Mas não basta vestir a camisa, é preciso saber jogar. Diz Goethe: "Nada é mais assustador do que a ignorância colocada em prática". Crie programas especiais para educação e treinamento e estimule o colaborador a também estabelecer metas.

Patrícia Santos