terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sucesso em 3 meses

Nadar ou Afundar – Emprego Novo, Chefe Novo – Você tem 12 semanas para ser indispensável

1ª Semana – Vasculhe o terreno
Explore seu novo ambiente de trabalho. Descubra quem se encontra ao seu redor e não se esqueça de se apresentar.
Defina sua rotina. Dê-se bastante tempo para cumprir cada atividade. O que você imaginava ser uma rotina de meia hora dura, na verdade, uma.
Colete informações acerca de seu emprego e de sua empresa. A prioridade é entender as responsabilidades, as funções e os processos relativos a seu cargo.
Habitue-se à equipe e aos processos dela. Faça contato com os colegas. No início, seja descontraído e amigável, mas reservado. E não fale apenas de você. Pergunte aos colegas sobre eles.
Observe a cultura da organização. Como as pessoas se vestem? Como se comunicam? O ambiente é silencioso ou barulhento? Adeque-se.

2ª Semana – Controle suas emoções
Identifique suas responsabilidades. Fale com seu chefe para assegurar-se de que ambos não têm nenhuma dúvida sobre o que esperar de seu trabalho.
Ajuste sua rotina para atender às novas necessidades. Defina o nível de prioridade de seus projetos e monte uma agenda. Examine-a pelo menos três vezes ao dia.
Determine o que você sabe e o que precisa saber. Identifique as aptidões, informações e conhecimentos necessários para atingir seus objetivos.
Pratique suas aptidões de imagem, conhecendo mais pessoas. Almoce com colegas diferentes regularmente.
Observe a cultura da organização. Treine sua habilidade de ouvir atentamente.

3ª Semana – Empenhe-se
Esclareça suas tarefas. Deixe bem claro a prioridade do projeto, os fatores para o sucesso, os marcos, o cronograma e os recursos necessários.
Identifique o tempo que corresponde a cada parte de suas tarefas. Anote na agenda todos os seus prazos e marcos. Crie e utilize uma lista diária de tarefas.
Determine quais os recursos necessários e onde obtê-los. Faça uma lista de aptidões e conhecimentos que precisa desenvolver.
Deixe claras as expectativas de seu gerente e de sua equipe quanto a você. Mantenha contato freqüente com seu time e atualize seu gerente sobre seu trabalho. Não vá até ele apenas quando houver algo fora de controle. Senão, ele só vai associá-lo a problemas.
Crie uma rede de contatos para obter informações. Baseie-se no conhecimento de sua equipe para evitar as armadilhas pelas quais ela já passou.
Pondere sobre suas perguntas, forneça respostas e opiniões, faça solicitações precisas. A construção bem sucedida de sua imagem depende de uma comunicação eficiente.

4ª Semana – Aprofunde-se
Progrida em seu trabalho. Reavalie seu planejamento para ver se é preciso mudar ou acrescentar algo. Se for o caso, seja flexível.
Planeje-se para interrupções em sua semana. Deixe brechas na agenda para acomodar trabalhos atrasados.
Utilize recursos relevantes sobre conhecimentos. Estabeleça relações de confiança e troque informações com os colegas.
Comece a partilhar seus recursos com a equipe. Excetuando as informações confidenciais, decerto você tem experiências profissionais e observações sobre seu ambiente de trabalho que podem ser divididas.
Desenvolva a afinidade e a confiança. Ouça seus colegas, pergunte sobre eles, divida experiências em comum.

5ª Semana – Fique alerta
Conheça maneiras bem sucedida pelas quais executarem o trabalho. Perceba como as decisões são tomadas. Descubra qual o protocolo para iniciar novas idéias. Confira como obter ajuda quando necessário.
Observe o ritmo da empresa. Veja como o tempo é tratado, valorizado e gerenciado. Aumente ou diminua a sua velocidade, se necessário, para obter melhor sintonia com os colegas.
Identifique como as informações são partilhadas. Será que há diferença entre os tipos de informação compartilhados em reuniões e por e-mail? Defina se as informações que partilhar é adequado às pessoas que vão recebê-las e qual o método adequado para se comunicar com elas.
Compreenda como sua equipe executa um trabalho, como colabora e como funciona. O maior desafio para um funcionário novo é perceber as diversas dinâmicas sob as quais as pessoas trabalham juntas.
Descubram como as pessoas assumem as responsabilidades por seus atos, quais os valores do time e as características de seus colegas.
Observe seu ambiente, como outras pessoas consideradas bem sucedidas se vestem e se comportam. Certifique-se de que sua imagem está transmitindo a mensagem correta.

6ª Semana – Arregace as Mangas
Defina suas aptidões e atributos exclusivos. Identifique  que faz de você uma pessoa única e como isso pode ajudá-lo a alcançar o êxito.
Separe um tempo para ponderar e obter perspectivas sobre o que o torna uma pessoa única e o que está aprendendo. Marque uma reunião com seu gerente para pedir um feedback.
Identifique o que você conhece, determine as áreas principais e estabeleça como aplicar seus conhecimentos ao seu trabalho. Para impulsionar seus pontos fortes, contribua com suas informações em vez de esperar que venham lhe perguntar.
Obtenha um feedback do seu desempenho e partilhe seus pensamentos, suas reflexões e suas idéias. Avalie como contribuir para a equipe por meio de seus pontos fortes. Identifique quem precisa receber sua mensagem de relações públicas.
Trabalhe no desenvolvimento e na transmissão de sua mensagem pessoal de relações públicas. Converse com um amigo de confiança sobre seus pontos fortes. Peça feedbacks informais a colegas. Defina frases essenciais que captem aquilo pelo que deseja ser conhecido. Encontre momentos certos para fazer seu marketing pessoal.

7ª Semana – Vá Almoçar
Verifique sua rede de contatos e descubra oportunidades para expandi-la. Identifique colegas que precisa conhecer, aprimorando networking.
Modifique o tempo da sua rede para fazer os contatos necessários. Arrume seus horários de modo a ter mais tempo para montar uma rede de contatos.
Perceba se você conhece as pessoas que detêm as informações certas. Avalie sua rede de contatos tendo como ponto de vista os conhecimentos que ela apresenta e as especialidades ou recursos que quer acrescentar a ela.
Examine e reforce o relacionamento com os membros de sua equipe. Converse com os mais difíceis de lidar.
Analise se suas aptidões de imagem estão no rumo certo para a criação de sua rede de contatos. Certifique-se que suas mensagens estão sendo entendidas de acordo com sua intenção.

8ª Semana – Trace suas Coordenadas
Planeje e identifique seus objetivos para seis meses. A partir daí, defina os recursos necessários, onde e como obtê-los e quando precisará deles.
Priorize seus projetos em conjunto com seus objetivos. Você tem de conquistar o tempo necessário para trabalhar em seus planos para daqui a seis meses.
Identifique tendências ou informações que causarão impacto sobre você, seu trabalho e sua profissão. Faça pesquisas sobre o objeto de desejo de seu coração – os objetivos que espera atingir em seis meses – antes de elaborar imagens sensacionais dos projetos fascinantes nos quais gostaria de trabalhar.
Compartilhe informações com a equipe de modo a ajudar a enxergar o futuro e trabalhar a favor dele. Sem compartilhar, você pode passar por mesquinho ou anti-social e ainda perder a chance de mostrar seus talentos.
Combine sua imagem aos seus objetivos futuros. O ajuste de sua imagem deve ser algo divertido: um novo comportamento ou, quem sabe, adicionar algumas palavras à sua mensagem de relações públicas.

9ª Semana – Olhe no Retrovisor
Confirme para si mesmo. Pergunte-se: ‘tenho um plano, que atualizo com freqüência, que me ajudará a atingir os objetivos do meu projeto?
Ajuste sua capacidade de acompanhar o tempo e as tarefas. Verifique como estão suas aptidões de gerenciamento de tempo, se chega pontualmente ao trabalho e às reuniões, se deixa serviço pendente, se sai da empresa em horário sensato.
Determine a adequação e a eficácia de sua base de conhecimentos. Identifique com quem precisa desenvolver relacionamentos adicionais para obter acesso às informações exigidas no trabalho.
Examine como você está atendendo às expectativas da equipe. Caso você seja aquele indivíduo no quais os não confiam, torna-se o elo mais fraco do grupo.
Analise como você está transmitindo sua mensagem, bem como o nível de eficácia dela. Obtenha feedback sobre como seus colegas o vêem. Verifique se seu comportamento dá respaldo à sua mensagem de relações públicas.

10ª Semana – Verifique a realidade
Determine a verdadeira cultura da empresa e como prosperar dentro dela. Identifique que imagem recompensada na organização.
Reconheça a velocidade da organização, da equipe e dos indivíduos. A partir daí, identifique o que é preciso ajustar para se manter no ritmo certo.
Observe como são compartilhadas as informações. Talvez você descubra que um ‘Oi, tudo bem?’ pode conduzi-lo a um interessante fato corriqueiro. Assistentes administrativos são amigos preciosos.
Determine como sua equipe funciona na realidade. Certifique-se de que seu comportamento e nível de compromisso estejam no mesmo nível dos da equipe.
Verifique a imagem que é valorizada na empresa. Garanta que sua imagem respalda aquilo pelo qual você quer ser conhecido.

11ª Semana – Cante Vitória
Identifique seus sucesso e as áreas que você precisa se aprimorar. Conforme identificar os objetivos que realizou e para os quais está se empenhando, leve em conta sua fórmula de campeão. Identifique nessa fórmula os ingredientes que deseja manter e os que merecem um ajuste. Assim, você chegará o mais perto possível da fórmula de campeão.
Determine suas aptidões de gerenciamento de tempo. Examine sua capacidade de priorizar e executar seus projetos de forma oportuna. Certifique-se de que dá a si mesmo tempo suficiente para realizar todas as tarefas e atividades necessárias para não ficar estressado.
Analise como você pode partilhar conhecimentos com mais eficiência. Avalie o que deu certo quando você partilhou e o que não se mostrou tão eficiente. Sua capacidade de conseguir informações com outras pessoas (e como você faz isso) é o que continuará conduzindo o seu sucesso na organização.
Verifique suas aptidões de colaboração e treinamento. O verdadeiro teste é saber como as outras pessoas o definem como alguém que coopera ou não com a equipe.
Verifique também suas aptidões de rede de contatos e sua mensagem de relações públicas. Responda a questão: o conceito que os outros têm de você é o que realmente pretende transmitir com sua mensagem de relações públicas?

12ª Semana – Levante as Velas
Determine seu objetivo para um ano. Deve ser algo que tenha significado para você e que o obrigue a extrair o melhor de seus talentos.
Crie um plano com prazos específicos. Faça um cronograma realista. Certifique-se de que se atém a ele e o reavalia conforme necessário.
Liste o que é preciso aprender e conhecer para atingir seu objetivo em um ano. Determine as aptidões de colaboração e treinamento necessárias para atingir seu objetivo. Quanto mais cedo você envolver os outros em suas metas, maior a probabilidade de obter respaldo a elas. O treinamento vai ajudá-lo também a descobrir quais outros fatores desempenham um papel importante em seu objetivo.
Determine as áreas de conhecimento para suas aptidões de conhecimento, rede de contatos e mensagem pessoal de relações públicas. Defina como quer ser conhecido dentro de um ano e evolua em direção a esse perfil.