segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Líder, a Equipe e a Essência da Motivação!

"Se você perder a motivação, aos poucos você perde tudo." Gilclér Regina
O ser humano possui duas escolhas na vida: ficar onde está, sem evoluir um único centímetro, ou ir em busca de suas conquistas e alcançar objetivos pessoais e profissionais.
Para alguns, isso é chamado de “livre arbítrio”, para outros “arregaçar as mangas e correr contra o tempo”.

Não importa que denominação receba a força que move as pessoas. A motivação é algo que se alimenta do interior de cada indivíduo, e cabe a cada um de nós fazer o seu papel.
Por outro lado, vale lembrar que no campo organizacional, as empresas também possuem uma importante parcela de colaboração para motivar os profissionais.
A questão em si não é o quanto investir, mas que ações realmente fazem os indivíduos sentirem-se parte da realidade corporativa e não apenas serem meros espectadores de algo que acontece sem suas efetivas participações.
A empresa quer motivar, mas geralmente não pergunta o que motiva!

O ser humano naturalmente é motivado e vencedor, vindo de uma fusão de equipe, o pai e a mãe, cada um entrando com 23 cromossomos numa fusão maravilhosa onde acontece uma verdadeira explosão de 300 bilhões de genes.
Nasce aí o ser mais motivado do mundo, vencendo uma concorrência em genes equivalente a cinqüenta populações do planeta Terra.
O ser humano nasce, cresce e vive num ambiente global e competitivo onde uns tem mais sucesso que outros. É a competição da vida.

Alguns são até mais felizes que outros. Assim, no universo corporativo, penso que o que vai definir o resultado é essa junção das duas situações, ou seja, da parte da empresa, criar mecanismos que trabalhem o estímulo das pessoas.
E da parte da equipe de trabalho entender que ela pode buscar suas diferenças se estiver motivada para a preparação, buscando conhecimento. É isso que constrói uma carreira de sucesso no mercado.

O conhecimento destrói incertezas. E conhecimento com motivação constrói resultados. E vivemos fundamentalmente de resultados.

A pergunta que se faz é: Como trabalhar a motivação nas empresas? O líder deve saber trabalhar com duas situações.

Em primeiro lugar, perceber que ele estará diante de pessoas e estas são na sua essência muito diferentes, com reações e perfis diferentes.
As pessoas não têm apenas sentimentos lá fora e pensamentos aqui dentro! O que fazer? Saber aceitar as diferenças individuais e ao mesmo tempo trabalhar o potencial de cada um.
Em segundo lugar, reconhecer o que a maioria de todas as lideranças no mundo reconhece, isto é, entender que o grande desafio para se atingir metas e objetivos passa por uma equipe motivada.
Não se pode construir uma empresa 100% em excelência e resultados com uma equipe 50% em comprometimento com metas, em qualidade ou na aceitação dos desafios.

Não se desmotive porque outros se desmotivaram, pois quem sabe os "erros" dos outros seja sua chance de acertar.
Gilclér Regina

Receba de Deus o padrão para sua vida; em seguida, faça seu trabalho e seja você mesmo.
Phillips Brooks

Grande é a arte de começar, mas ainda maior é a arte de terminar.
Henry Wadsworth Longfellow

O princípio básico do sucesso chama-se comprometimento.
Gilclér Regina